Rio Paraguai
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Rio Paraguai é um rio internacional que nasce no Brasil na Chapada dos Parecis, no estado de Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. O rio faz fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai.
Em seu percurso inicial (cerca de 50 km) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2.621 Km até sua foz, no rio Paraná.
Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 Km desde as nascentes até a desembocadura do rio Apa. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se com satisfatoriedade a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do rio Apa. Seu trajeto tem extensão total de cerca de 1.323 Km.
Seu trajeto em meio ao Pantanal é tão sinuoso e, consequentemente, sua velocidade tão lenta, que uma canoa solta em Cáceres (MT) tardaria cerca de seis meses[1] para chegar ao Oceano Atlântico.
O rio Paraguai é o principal rio da Bacia do rio Paraguai, uma das doze macro bacias hidrográficas do Brasil.
[editar] Referências
- ↑ CARVALHO, N.O. (1984). Hidrologia da Bacia do Alto Paraguai: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO ECONÔMICOS DO PANTANAL. Corumbá, MS: EMBRAPA-DDT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário