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domingo, 20 de setembro de 2009
Estrada de Ferro Porto Murtinho a São Roque
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Estrada de Ferro Porto Murtinho a São Roque
Composição partindo de Porto Murtinho com destino a Fazenda São Roque, em 1913.
Composição partindo de Porto Murtinho com destino a Fazenda São Roque, em 1913.
Abreviações EF Porto Murtinho
Área de operação Sul do Mato Grosso do Sul
Tempo de operação 1898 – Construção
1905[1] ou 1906 - Operação[2]–
Sucessora Erradicada
Bitola 75 cm
Extensão 22 a 25 km
Portos Atendidos Porto Geral - Porto Murtinho
Sede Porto Murtinho – atual Mato Grosso do Sul
Depois de se associar as famílias Murtinho e Mendes Gonçalves a Cia Matte Larangeira, constituída por Thomas Larangeira, transferiu a sua sede da cidade de Concepción, no Paraguai, para a localidade de Porto Murtinho, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul[3].
A partir de 1892 a erva mate passa a ser embarcada, com destino a Argentina, de um porto construído pela companhia em Porto Murtinho[4]. Desta localidade partiu uma ferrovia, construída para facilitar o transporte de erva desde a localidade de São Roque.
Esta ferrovia fazia parte de um complexo sistema logístico, destinado a exportação de erva-mate, principalmente para a Argentina, onde era beneficiada. Esse sistema era composto, por carroças, barcaças, rebocadores a vapor e a Estrada de Ferro Guaíra a Porto Mendes, em Guaíra-PR.
Índice
* 1 Construção
* 2 Operação
* 3 Fim
* 4 Veja Também
* 5 Referências
Construção
O trecho entre São Roque e Porto Murtinho era pantanoso e cheio de alagações, ocasionando problemas ao transporte, melhorar o transporte, foi planejada e construída a partir de 1898 pelo Dr. Antonio Corrêa da Costa, uma ferrovia[2].
O projeto inicial previa uma extensão de 42 léguas (231 a 277 km[5]), entretanto a extensão máxima foi de 22[3][4][2] a 25[4] km. A ferrovia atingiu a Fazenda São Roque em 1906.
[editar] Operação
A partir de 1902 a Cia Matte Larangeira também se estabelece em Guaíra, Paraná, inicialmente denominada de Porto Monjoli (nome de um dos diretores da empresa)[6].
Já em 1910 ocorre a transferência do foco principal de exploração de erva mate para o Rio Paraná, reduzindo a sua importância estratégica para a empresa[2]. Ao contrario de sua co-irmã (Estrada de Ferro Guaíra a Porto Mendes) a EF Porto Murtinho não foi encampada pelo Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP)[7], permanecendo seu controle com a Cia Matte Laranjeira até sua erradicação.
A EF Porto Murtinho realizava além do transporte de erva-mate, transportava madeira, couro e mercadorias diversas.
[editar] Fim
A ferrovia recebeu duas locomotivas diesel em 1956 e apresentava indicio de que ainda encontrava-se em operação em 1971[4].
Foi preservada estática na Praça Central Thomaz Laranjeira[8] em Porto Murtinho a locomotiva nº 2, fabricada pela Orenstein-Koppel (0-6-0-WT+T) na Alemanha, em 1905, assim como vagões gôndola e um guindaste, no Hotel Saladero, material rodante que originalmente pertenceu a ferrovia[3][4].
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