terça-feira, 12 de outubro de 2010

Exemplos de vida no CRAS de Porto Murtinho




  Priscilla Peres
Ajudar as famílias a terem uma capacitação através de cursos, além de auxiliá-las nas dificuldades diárias, são as metas da Secretaria de Assistência Social de Porto Murtinho. Dessa maneira, centenas de pessoas já receberam auxílio e participam constantemente de cursos para geração de emprego e renda.
Entre os atendidos, um caso chama a atenção. Teodoro Cantero de 40 anos, sofreu um grave acidente de carro em fevereiro deste ano. Além de ter perdido o movimento do braço esquerdo, seu filho, um adolescente de 14 anos faleceu no acidente.

Trabalhador braçal há mais de 20 anos, Teodoro foi aposentado por invalidez pelo INSS. Porém, a determinação deste pai de família em continuar trabalhando chamou a atenção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Durante as visitas de rotina, a equipe técnica convidou Teodoro para participar do curso de produção de produtos de limpeza.

A atividade não exige força física e gera bons lucros para quem a faz. A perseverança fez o aposentado apostar na idéia. “Foi uma oportunidade que apareceu na minha vida, agradeço muito a Deus por poder estar aqui realizando esse trabalho e podendo ajudar financeiramente minha família”, diz emocionado. Teodoro encontrou nos produtos de limpeza muito mais do que um sustento. “Aqui, passo o dia inteiro ocupado, me distraio e faço amizades”, ressalta ele.

As psicólogas Letícia Sanches e Rose Maira Clemente, responsáveis pelos cursos se sentem realizadas ao verem uma iniciativa dando certo. “O senhor Teodoro vem aqui todos os dias e além dos produtos de limpeza, ele também cuida da nossa horta e leva as verduras para comer em casa. É muito bom saber que estamos conseguindo ajudar as pessoas”, explica Letícia.

Exemplos como este sustentam o bom trabalho desenvolvido pelo Prefeito Nelson Cintra (PSDB) e pela primeira dama Maria Lúcia Ribeiro e dão credibilidade aos órgãos competentes, na medida em que os resultados aparecem.



Fonte:

Nenhum comentário: