terça-feira, 16 de setembro de 2008

Porto Murtinho: Tudo pronto para 4° festival Internacional

Confirmado a 4ª versão do Festival Internacional de Porto Murtinho: Cultura, Turismo e Pesca. Segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Vivian Barbosa da Cruz, o Festival Internacional este ano, será realizado de 23 e 26 de Outubro. Vivian explicou que o referido evento é realizado pela Prefeitura Municipal e objetiva, promover e incentivar a turismo local, com a divulgação do excelente potencial de pesca, a cultura e promover a integração entre os municípios da região sudoeste com os países limítrofes, a exemplo do Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile e outros.

Explicou que a exemplo dos anos anteriores que a programação será intensa e repleta de muitas atividades. Destacou que os visitantes e turistas poderão, junto com suas respectivas famílias, conhecer as beleza naturais existentes em Murtinho e participar durante todo o dia de uma serie de atividades as margens do rio Paraguai, a exemplo dos campeonatos de pesca Infantil, Juvenil e Feminino, do grande campeonato de Pesca Embarcada e da tradicional Gincana no Rio Paraguai, com as seguintes competições: Corrida de Barco 15HP e 25HP, Corrida de Chalana, Travessia do Rio Paraguai a Nado (masculino e feminino), canoagem, entre outras.

A secretária comentou que no que se refere ao setor cultural, que além dos diversos shows e apresentações culturais de Murtinho e municípios convidados que haverá a realização da Feira de Produtos Regionais, Festival da Música e que os visitantes terão oportunidade de conhecer a lenda do Toro – Candil, uma brincadeira feita com o boi (toro em espanhol) e de religiosidade, através de homenagens a Virgem de Caacupê e que tem uma historiografia toda especial baseada em uma lenda que remonta da Espanha, e que se manifesta através do folclore popular, que tem muita influência em Porto Murtinho e está se estendendo por todo o Estado de Mato Grosso do Sul, através do “ Desafio dos Touros” envolvendo os touros: Bandido e Encantado, implantado pela atual administração.
O 4° Festival Internacional de Porto Murtinho também trabalha a conscientização quanto à preservação dos recursos naturais existentes no município. Um exemplo desta afirmação, é que todos os campeonatos de pesca que serão realizados em Murtinho serão no estilo esportivo, mais conhecido de ‘pesque e solte’.

Vivian Cruz finalizou informando que em breve estarão abertas as inscrições para os campeonatos de pesca e gincana do Paraguai no site: www.portomurtinhoms.com.br.

Nenhum comentário: