sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Porto Murtinho realiza trabalho inédito com carandá


  Priscilla Peres
De 13 a 15 de outubro acontece em Porto Murtinho a terceira e última fase do curso de artesanato que trabalha a arte no carandá, realizado pela Secretaria de Assistência Social do município em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O curso se diferencia dos outros, pois objetiva conhecer a história e o modo de vida da população local e retratar essas características no artesanato produzido, por isso na primeira fase do curso ministrado pelas designs Mary Saldanha e Paula Bueno, o objetivo foi explorar a cultura murtinhense.
Na segunda etapa, as designs junto com os artesãos desenvolveram uma coleção chamada ‘Terceira Margem’ que leva esse nome, pois os trabalho cultural no carandá representa a terceira margem entre o Brasil e o Paraguai em Porto Murtinho. Foram desenvolvidos produtos inéditos com o carandá, como arandelas, fruteiras, jogos americanos e bandejas.
Encantada com a inovação do trabalho, a primeira dama Maria Lúcia Ribeiro disse que não conseguiria imaginar o novo trabalho, que está totalmente diferente do que era produzido antes. “Apresentando um trabalho diferenciado no mercado é sinônimo de sucesso e venda garantida, assim queremos ajudar os artesãos a ter uma fonte de renda para a família, trabalhando em casa e nas horas extras”, ressalta Maria Lúcia.
O grupo de 12 artesãos é coordenado por Vivian Bacha, que auxilia o trabalho das pessoas, tirando as dúvidas e ajudando no que for necessário. “Nessa terceira e última fase é primordial que os artesãos aprendam a fazer um acabamento perfeito nos materiais produzidos, para que o produto tenha qualidade máxima”, explica.
Até o 6° Festival Internacional de Porto Murtinho que acontece de 12 a 15 de novembro, os artesãos irão continuar produzindo os materiais para realizar o lançamento durante a festa. A fim de estimular a produção e venda os materiais utilizados na confecção dos produtos são fornecidos pela Secretaria de Assistência Social, que também compra parte dos produtos para revender.



Fonte: Assessoria Porto Murtinho
 
 
 
 

Nenhum comentário: